terça-feira, 26 de março de 2013

05/02 O Transito



Voltamos para Ranchi com nosso  motorista maluco. Aqui tenho que abri um parênteses para o transito da Índia. Após 1.400km rodados nesta viagem já deu para entender o transito na Índia. Nos disseram que eles são considerados os melhores motoristas do mundo. Realmente não vimos nenhum acidente, batida e congestionamento digno de ficar parados muito tempo.
O transito para qdo a passagem de trem ou bonde ou se tem uma obra muito grande na pista. Eles não são loucos como acreditávamos no começo é que eles não são condicionados. Não respeitam mão contra mão conversão proibida (nem tem esta placa) e tudo isto que atrapalha o fluxo. eles não correm mas não param.Vão se enfiando onde tem buraco. Carro ônibus, bicicletas, motos tuc tuc, rickchas tudo ao mesmo tempo movimentado-se ora a direita, ora a esquerda num ritmo só, como se fosse uma dança (aqui tudo é uma dança). Imagina um monte de Omar dirigindo. Em São Paulo, por exemplo, onde somos autômatos, as vezes ficamos horas parados um atrás do outro e a pista da outra mão vazia (tipo quando vamos a praia). Aqui isto jamais acontece.Uma pista vira duas sem precisar do cone da CET. Os guardas não atrapalham o trânsito e não ficam com o talão de multa na mão e sim com uma varinha de madeira(os da cidade). Ou um porrete (os da estrada) para reprimir os mais ousados(que era o caso do nosso motorista que se empolgava qdo via que eu estava filmando e ia pelo acostamento da contra mão). Daí o guarda vem olhando feio e batem com força no capo, na lateral do carro. E Até mesmo os outros motoristas chamam atenção de quem está abusando muito. Eu imaginei se fosse dirigir na Índia eu ia travar o trânsito.

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